Quem somos
Somos um grupo de profissionais da educação – professores titulares, psicólogos, docentes de educação especial, terapeutas da fala, docentes de apoio, mediadores, etc.
A nossa equipa é composta por escolas e organizações não governamentais.

O que é que temos em comum?
- Preocupamo-nos com os alunos.

- Queremos inovar a educação.

- Queremos fazer da aprendizagem e do ensino um percurso agradável para toda a vida.

Quem somos

Scoala Gimnaziala Bogdan Petriceicu Hasdeu – Romania
A Scoala B. P. Hasdeu é uma escola pública de ensino fundamental com crianças dos 5 aos 15 anos. A escola conta com cerca de 1300 alunos e 90 professores que ensinam disciplinas como Ciências, Matemática, Línguas, Artes, Educação Física e Informática. Nos últimos 10 anos, seguindo disposições governamentais, crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) passaram a estudar junto com todos os outros alunos. Por isso, dois professores especializados em NE juntaram-se à equipa docente para dar apoio a essas crianças e aos professores que trabalham com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. A escola tem experiência em projetos Erasmus e organiza diversos festivais e comemorações ao longo do ano letivo, abordando temas como História, Tradições Romanas, Biologia e Matemática.


DYS-centrum Praha, z. ú. – Czech Republic
O DYS-centrum é uma organização não governamental que trabalha com pessoas com dificuldades de aprendizagem. O grupo-alvo envolve crianças, adolescentes e adultos. Os principais problemas são geralmente a dislexia, a PHDA, as dificuldades de aprendizagem não específicas - manifestadas na escola ou no trabalho. O DYS–centrum oferece aconselhamento ocasional, terapia a longo prazo e avaliação complexa. Além disso, o DYS-centrum organiza cursos e workshops para professores e orientadores escolares, bem como uma conferência profissional anual. O DYS-centrum esteve envolvido em vários projetos da UE.


Agrupamento de Escolas de Sines - Portugal
O AE Sines é uma escola pública, com quase 1340 alunos, desde o jardim de infância até ao 9.º ano.
O Agrupamento de Escolas de Sines (AES) é constituído por 5 unidades orgânicas: EB Vasco da Gama de Sines (2.º e 3.º ciclos); EB Nº1, EB Nº2, EB Nº3 em Sines e EB em Porto Covo (pré-escolar e 1.º ciclo).
Somos um Território de Intervenção Prioritária (TEIP), devido às necessidades das nossas populações estudantis (heterogéneas, multiculturais - brasileiras, moldavas, ucranianas, chinesas, cabo-verdianas, moçambicanas, entre outras 30 origens diferentes e de etnia cigana, bem como famílias de menores rendimentos).
O Agrupamento de Escolas serve a população do Concelho de Sines, com duas freguesias: Sines e Porto Covo.
A integração desta população, tão diversificada nas escolas, tem contribuído para um contexto rico, diversificado e multicultural. Isto é evidente no trabalho desenvolvido com a comunidade educativa.


Asociacia Dyslexia – Bulgaria
A Asociacia Dyslexia - Bulgaria /DABG/ é uma organização não governamental com 20 anos de experiência na área das dificuldades de aprendizagem. Trabalhamos com crianças, jovens e adultos de todo o país, fornecendo avaliação, intervenção e apoio psicológico para aqueles com dislexia e outras dificuldades específicas de aprendizagem. O DABG organiza formações presenciais e online para professores, especialistas e pais, seminários, workshops e conferências. Muito tempo e esforços são dedicados ao desenvolvimento e à realização de projetos da UE (mais de 30 foram realizados nos últimos 20 anos).


Istituto Comprensivo Severi-Mancini – Italy
A Escola Integral "F. Severi-Mancini" foi constituída a partir da fusão, com efeitos a partir de 1 de setembro de 2024, entre o Círculo Educativo "Pasquale Mancini" e o Instituto Integral "Francesco Severi".
A nossa escola está localizada no município de Crispiano, na província de Taranto, na região da Apúlia. Inclui três níveis de ensino: jardim de infância, escola primária e escola secundária inferior, distribuídos por vários edifícios: – O jardim de infância está dividido em três edifícios separados. – A escola primária está localizada em dois edifícios diferentes. – A escola secundária inferior é constituída por dois pavilhões.
Para o ano letivo 2024/2025 estão matriculados aproximadamente 1.300 alunos, e o corpo docente é composto por 165 professores, incluindo 54 professores de apoio.
O cenário socioeconómico da área onde a escola está localizada sofreu alterações significativas ao longo dos anos. Outrora essencialmente agrícola, o concelho de Crispiano transformou-se drasticamente, fornecendo mão-de-obra ao sector industrial
Taranto e contribuindo para o seu crescimento. Além disso, a cidade desenvolveu uma identidade turística capitalizando o fascínio do “Cento Masserie” na região, trazendo benefícios económicos para a comunidade local.
Ao longo dos anos, a escola tem-se envolvido num percurso de conhecimento e valorização da área local e dos seus recursos através de projetos estudantis específicos, colaborando estreitamente com diversas organizações educativas do concelho, como associações desportivas, culturais e teatrais, e bibliotecas municipais. O objectivo é formar um cidadão bem integrado no tecido social e cultural da sua comunidade, promovendo ao mesmo tempo um sentido de cidadania europeia.
A nossa escola, conforme exigido pelo sistema educativo italiano, dá grande importância ao processo de aprendizagem inclusiva dos nossos alunos, que é implementado através do fornecimento de ferramentas concebidas para apoiar o seu sucesso educativo.


9th Experimental Primary School of Ioannina - School of Intercultural Education – Greece
A 9ª Escola Primária Experimental de Educação Intercultural está situada em Ioannina, uma cidade provinciana no oeste da Grécia. Para além dos alunos nativos, a escola acolhe um corpo estudantil diversificado, sendo que 40% dos alunos no ano letivo de 2024-2025 são refugiados, imigrantes e ciganos. Oferecendo educação a crianças dos 6 aos 12 anos, a escola conta com o apoio de serviços especializados, como a ZEP, o Departamento de Inclusão, um psicólogo, um educador especial e um assistente social, garantindo o apoio a todos os alunos. Com um forte compromisso com a educação inclusiva, a escola vê a aprendizagem como um direito fundamental para todas as crianças. Trabalha em estreita colaboração com colaboradores locais e internacionais para desenvolver metodologias educativas inovadoras, dando prioridade ao desenvolvimento dos professores e criando ambientes que estimulem o potencial dos alunos. Iniciativas recentes têm como objectivo a identificação precoce e a gestão eficaz das dificuldades de aprendizagem através de parcerias europeias.
A participação em projetos Erasmus+ tem sido essencial para a evolução da escola, permitindo aos professores expandir a sua experiência profissional ao mesmo tempo que equipam os alunos com as competências necessárias para o século XXI. Através destes programas, a escola promove espaços de aprendizagem inclusivos que ofereçam oportunidades educativas iguais para todos.


Univerzitka – Slovakia
Univerzitka - organização não governamental em Trenčín (Eslováquia). Plataforma para educação inclusiva, terapia, atividades preventivas e formação em serviço para professores/membros da equipa inclusiva da escola. A fundadora da Univerzitka é Zuzana Oravcová. Atualmente, a Universitka oferece diversos cursos de formação online de alta qualidade para professores, educadores especiais, psicólogos, educadores sociais e outras profissões de assistência. Além disso, ela oferece terapia e intervenção a indivíduos com perturbação do espectro do autismo, dificuldades de aprendizagem e outras dificuldades. Realizamos atividades para crianças, como o desenvolvimento de competências narrativas, o treino de competências para a vida através de situações modelo e a compreensão interativa da leitura.


Center for Communication, Speech and Language Portorož - Slovenia
O Centro de Comunicação, Audição e Fala de Portorož (CKSG Portorož) é uma instituição de fornecimento de atividades educativas, que é realizada como um serviço público no âmbito da educação de crianças e adolescentes com necessidades especiais. e. crianças e adolescentes com deficiência auditiva, perturbações da fala e da linguagem e crianças com perturbações autistas e dificuldades de aprendizagem.
A instituição realiza serviço público de educação nas áreas da educação pré-escolar, ensino básico e atividades de assistência à saúde pública.
O Centro de Comunicação, Audição e Fala de Portorož é um centro educativo, de diagnóstico, investigação e reabilitação consultiva que desenvolve os seus próprios métodos, técnicas de trabalho e programas educativos, com uma tarefa preventiva, compensatória, corretiva e de integração social, tanto na região do Carso Litoral como para além das nossas fronteiras.
Atualmente, o número de funcionários no centro é superior a 100 (professores especiais, educadores, professores itinerantes, terapeutas da fala).
